Menu principal
https://santarosa.ifc.edu.br
 

Inscrições para Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio começam nesta segunda (25)

sexta-feira, 22 de julho de 2022

As inscrições para o processo seletivo dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFC começam na segunda-feira (25). São ofertadas 2270 vagas em 17 cursos, distribuídas entre os quinze campi da instituição, com ingresso no primeiro semestre de 2023. Todos os cursos são totalmente gratuitos: não há taxa de matrícula, mensalidade ou cobrança por material.

O Edital que rege os procedimentos acaba de ser publicado, e pode ser acessado no link abaixo, junto com seus anexos:

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O EDITAL Nº 47/2022

As inscrições ficam abertas até o dia 16/09, e serão feitas exclusivamente pela internet, por meio do Portal do Candidato; o Instituto vai disponibilizar computadores em todos os campi para aqueles que não tiverem acesso à rede. Será cobrada uma taxa de inscrição de R$ 25; no entanto, o Edital prevê isenção deste valor para candidatos em vulnerabilidade social. 

É importante salientar que,  a partir desta edição do certame, por força de legislação, todos os processos seletivos do IFC exigirão que os candidatos e candidatas possuam cadastro no sistema gov.br para se inscrever (saiba mais sobre este assunto aqui.)

CLIQUE AQUI PARA FAZER SUA INSCRIÇÃO (somente a partir de 25/07)

O IFC disponibiliza também um passo-a-passo com sobre como fazer sua inscrição. Para acessar o conteúdo, basta clicar no link abaixo: 

PASSO-A-PASSO: COMO FAZER SUA INSCRIÇÃO

O documento contém informações detalhadas sobre todas as etapas do processo, como o cronograma de atividades, os locais e procedimentos de inscrição, o funcionamento e as exigências do Sistema de Ações Afirmativas (cotas), a distribuição das vagas em cada modalidade e os detalhes sobre a realização das provas, entre outras. Por isso, a leitura atenta do documento é essencial. 

Retorno das provas

A seleção atual  marca ainda a volta da aplicação do Exame de Classificação — ou seja, a realização de provas — como método de seleção para os cursos técnicos integrados ao ensino médio. Devido à pandemia de Covid-19, os últimos dois certames foram realizados em formato de sorteio, para garantir a segurança tanto dos candidatos quanto dos servidores do IFC e demais envolvidos na realização da seleção. Com o panorama sanitário mais controlado, a realização do exame de classificação será retomada, conforme previsto no regulamento de ingresso do IFC.

Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller
Arte: Cecom/Reitoria/Poliana Souza