Organização do retorno presencial

quinta-feira, 29 de julho de 2021

Conforme deliberação do Comitê de Crise do Instituto Federal Catarinense, o Campus Santa Rosa do Sul foi enquadrado na Fase 2 do Plano de Contingenciamento do IFC. Assim,  informamos que as atividades presenciais no IFC Campus Santa Rosa do Sul terão início no dia 08/09/2021, data que marca o início do segundo semestre letivo do Campus.

A Direção-Geral do Campus, em conjunto com o Departamento de Ensino, a Coordenação-Geral de Ensino, os Coordenadores de Cursos e o Sistema de Comando Operacional (SCO), organizaram o retorno levando em conta o que consta no Plano de Contingenciamento do IFC e legislações vigentes.

O retorno presencial será realizado por etapas, da seguinte forma:

• Fase 2 – de 8 a 21/09/2021, com aulas ocorrendo na primeira semana no período da manhã e na segunda semana no período da tarde. O refeitório não estará funcionando e o retorno ocorrerá para os cursos:
    • Especialização em Produção Vegetal.
  • Fase 3.1 – de 22/09 a 05/10/2021, com aulas ocorrendo na primeira semana no período da manhã e na segunda semana no período da tarde . O refeitório não estará funcionando e o retorno ocorrerá para os cursos:
    • Especialização em Produção Vegetal.
  • Fase 3.2 – de 6 a 19/10/2021, com aulas ocorrendo em turno integral, com o refeitório funcionando apenas ao meio-dia e com os alojamentos fechados. O retorno ocorrerá para os cursos:
    • Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio;
    • Especialização em Produção Vegetal.
  • Fase 3.3 – de 20/10 a 02/11/2021, com aulas ocorrendo em turno integral, com o refeitório funcionando normalmente e alojamentos abertos para estudantes das turmas de 3º ano do Curso Técnico em Agropecuária, para os cursos:
    • Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio;
    • Especialização em Produção Vegetal.
  • Fase 4 – tem previsão para ter início na data de 03/11/2021 com 100% de estudantes, mas dependerá de autorizações de instâncias superiores, como: Comitê de Crise Institucional e também de mudança na legislação do Estado de Santa Catarina.

É importante reforçar que, neste momento, estudantes que não queiram retornar estão amparados legalmente e poderão continuar realizando suas atividades de maneira remota. Já para os(as) estudantes que retornarão é obrigatório o preenchimento do questionário sobre o levantamento de intenção de retorno, já compartilhado com todos(as) os(as) estudantes, além de todos os cuidados relacionados à prevenção, como: a obrigatoriedade de uso de máscaras, que cada estudante deverá trazer de casa. Nas próximas semanas também serão realizadas reuniões com estudantes, pais, mães e/ou responsáveis legais para explicações sobre a metodologia do retorno presencial.