Menu principal
http://santarosa.ifc.edu.br
 

Viagem técnica à Estação Experimental da EPAGRI, em Itajaí/SC

segunda-feira, 11 de março de 2019

No dia 25 de fevereiro, os acadêmicos do sétimo semestre do Curso de Engenharia Agronômica do IFC Campus SRS, matriculados na disciplina de Melhoramento Vegetal e Biotecnologia, ministrada pela Profa. Naracelis Poletto, realizaram viagem técnica à Estação Experimental da EPAGRI, em Itajaí/SC.
Os acadêmicos foram recepcionados pelo gerente regional, Sr. Pedro Paulo Fantini, Geólogo que, em breve palestra, apresentou a Estação. Na oportunidade, lembrou aos participantes   que a Epagri desenvolve projetos de pesquisa e extensão nas áreas de rizicultura, olericultura e plantas bioativas, dentre outras. 

Após a recepção, os acadêmicos visitaram as instalações e áreas experimentais. A comitiva foi acompanhada pelo Dr. Laerte Terres, pela Dra. Ester Wickert e pelo Dr. Rubens Marschalek, Engenheiros Agrônomos e melhoristas em rizicultura e produção de sementes. Os melhoristas explanaram sobre o programa de Melhoramento Genético de Arroz Irrigado, desta forma foi possível observar e realizar a técnica de emasculação (retirada de anteras) das flores das espiguetas da panícula e acompanhar o processo de hibridação. A título de informação, o corpo técnico da Estação Experimental desenvolveu, em 2018, cerca de 600 cruzamentos genealógicos.  Também foi possível visitar o Banco de Germoplasma ativo de linhagens de arroz e da colheita computadorizada de parcelas experimentais.

Nas áreas de cultivo foram visitadas parcelas experimentais de arroz genitores, além das fases F1, F2, F3 e da produção de semente básica. Aos acadêmicos foram prestados esclarecimentos do processo seletivo referentes às fases mencionadas, de acordo com as características das plantas desejadas pelos melhoristas.
Nas instalações, foram efetuadas visitas à Unidade de Beneficiamento de Sementes, à Unidade de Pesquisa de Arroz Irrigado, ao Laboratório de Qualidade de Grãos e ao Laboratório de Melhoramento Genético de Arroz.

A visita terminou com o agradecimento da Profa. Naracelis Poletto aos doutores Rubens, Laerte e Ester, estendido aos demais integrantes da Estação Experimental da EPAGRI, por terem proporcionado aos acadêmicos do Curso esta grata oportunidade de alicerçar a base de conhecimentos na área de Melhoramento Genético de Arroz Irrigado.