Menu principal
 

A importância do investimento do IFC na Extensão

terça-feira, 11 de dezembro de 2018

As instituições federais de ensino tem como fim a educação de jovens e adultos apoiada firmemente sobre um tripé que envolve também a pesquisa e a extensão. No Campus de Santa Rosa do Sul não é diferente, há uma permanente articulação e integração entre as ações de ensino, de pesquisa e de extensão.

No caso da extensão, em especial, o Campus tem um merecido destaque dentro do IFC, afinal estão em curso em torno de 30 projetos de extensão apoiados por diversos editais de âmbito interno e externo. Da Reitoria há um grande número de apoios através do Edital 267/17 (Arranjos Produtivos Locais) e do Campus através do Edital 02/18 (AFIPROJ), além de outros projetos voluntários (de balcão) e de fluxo contínuo.

São projetos que tratam desde problemas relativos às práticas e tecnologias agrícolas até projetos que visam garantir oportunidade educacional para adultos que não a tiveram na idade adequada. É, portanto, uma gama enorme de temáticas de importância fundamental para os produtores e comunidade que são desenvolvidas por servidores e estudantes do IFC, afinal, é impossível garantir qualidade de vida a uma pessoa dando-lhe apenas conhecimento técnico específico para o desenvolvimento de determinada atividade sem que busque-se um trabalho de caráter mais amplo e politécnico, que permita não só conhecer, mas saber como manejar/criticar aquilo que se apreende nos diferentes espaços de contato instituição-comunidade.

No último dia 30 de novembro encerrou-se o prazo para a finalização formal dos projetos no ano de 2018 e, neste momento, os coordenadores e seus respectivos bolsistas estão em fase de elaboração de relatórios finais e prestações de contas. Afinal, é necessário deixar tudo arrumado para que no próximo ano os projetos de caráter contínuo possam seguir suas atividades, bem como para que se abram novas possibilidades de projetos.

A Coordenação Geral de Extensão do Campus agradece o empenho de todos os envolvidos nas dezenas de projetos e, em especial, à participação da comunidade, sem a qual a extensão não faz sentido. Esperamos em 2019 estarmos ainda mais fortalecidos para fazer fortalecer o tripé que mantém as instituições públicas federais de ensino.

Abaixo segue galeria de fotos de alguns dos projetos realizados ao longo de 2018.