Gerente da ARASUL ministra palestra aos discentes da Agronomia do Campus Santa Rosa do Sul

quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Na última quarta-feira (29/08), o Instituto Federal Catarinense – Campus Santa Rosa do Sul recebeu a visita do Sr. Dion Elias Ramos de Oliveira, gerente da Associação dos Revendedores de Agroquímicos do Sul (ARASUL) e responsável pelo Centro de Recebimento de embalagens de agrotóxicos, localizada em Araranguá/SC. O centro realiza a separação das embalagens, classificação conforme o tipo, prensagem e envio para o destino correto, atendendo principalmente produtores da AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) e centros de distribuição da região.

O objetivo da palestra foi a reforçar aos acadêmicos o Sistema Campo Limpo, programa brasileiro de logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas. Inicialmente, foi apresentado a importância do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), que através de convênio formalizado com a ARASUL, deu origem a inauguração da central de recebimento em 2004. A responsabilidade compartilhada entre os agentes envolvidos (agricultores, canais de distribuição/cooperativas, indústria fabricante e poder público) também foi destacada pelo palestrante como um dos principais alicerces do programa. Ainda, questões relacionados a legislação, tipos de embalagens, tríplice lavagem, cuidados no armazenamento de agrotóxicos na propriedade e reciclagem também foram abordados durante o encontro.

Segundo dados da inpEV, o Brasil é referência mundial na destinação ambientalmente correta das embalagens, encaminhando 94% de embalagens plásticas primárias para reciclagem ou incineração. Após a palestra, os estudantes aproveitaram a oportunidade para tirar suas dúvidas sobre o Sistema Campo Limpo, especialmente sobre questões relacionadas as normas para implantação dos postos e/ou centrais, formas de separação das embalagens, manejo dos resíduos em recicladoras e custos para manter as centrais em funcionamento.

A palestra faz parte das ações promovidas pelo Dia Nacional do Campo Limpo, instituído pela Lei Federal 11657/2008. Vale ressaltar que os discentes do Curso de Técnico em Agropecuária também participaram dessas ações, mas através de visita na Central, conforme publicado AQUI.

*Texto e Fotos: Prof. Marcos Nohatto

**Publicado por CECOM/Campus