Alunos do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio participam do Dia Nacional do Campo Limpo

segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Na última sexta-feira (17/08), discentes do segundo ano do Curso de Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio visitaram o Centro de Recebimento de embalagens de agrotóxicos, situada em Araranguá/SC, sob responsabilidade da Associação dos Revendedores de Agroquímicos do Sul (ARASUL) e coordenação do inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias).

O objetivo da visita foi participar das ações de conscientização e educação ambiental promovidas pelo Dia Nacional do Campo Limpo, instituído pela Lei Federal 11657/2008, que celebra os resultados alcançados da logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas no Brasil, mostrando a importância da atuação conjunta dos diferentes agentes (agricultores, canais de revenda e cooperativas, indústria fabricante e poder público) responsáveis pelo funcionamento do sistema.

Nesta oportunidade, os estudantes realizaram um roteiro de visita, passando pelos estandes que apresentavam a maneira correta de utilização do equipamento de proteção individual (EPI), tríplice lavagem, situação mundial de recolhimento de embalagens e produtos gerados com as embalagens recolhidas.

A ARASUL, gerenciada pelo Téc. Agr. Dion Elias Ramos de Oliveira, recebe embalagens de agrotóxicos utilizadas pelos produtores da região da AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) e centros de distribuição da região, tendo a função de separação das embalagens, classificação conforme o tipo, prensagem e envio para o destino correto. Atualmente, 130 toneladas de embalagens tóxicas são retiradas do meio ambiente por ano devido aos serviços da associação.

*Texto e Fotos: Prof. Marcos André Nohatto

**Publicado por CECOM/SRS