Representantes do CONEA e SINTAGRI ministram palestra aos estudantes do terceiro ano do Curso Técnico em Agropecuária do Campus Santa Rosa do Sul.

quinta-feira, 9 de agosto de 2018

O Instituto Federal Catarinense – Campus Santa Rosa do Sul recebeu a visita dos senhores Gerson Batistella, Presidente do Conselho Estadual de Ensino Agrícola de Santa Catarina – CONEA, Antônio Tiago Silva, Presidente do Sindicato dos Técnicos Agrícolas de Nível Médio de Santa Catarina – SINTAGRI e Acácio Marian, vice-presidente do SINTAGRI. O encontro aconteceu no dia 7 de agosto de 2018 e teve o intuito de reforçar aos estudantes do final de curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio as atribuições e competências da sua profissão.

Os representantes das entidades destacaram a recente criação do Conselho Federal dos Técnicos Industriais e Agrícolas, aprovada pela Lei 13639/2018. Importante marco para a defesa das competências e atribuições da profissão de Técnico em Agropecuária, além de defender a qualidade dos cursos formadores. Para que o técnico possa atuar na sua profissão, ele deverá fazer parte desse novo Conselho, diferentemente do passado, onde o profissional estava ligado ao Conselho Federal de Engenharia e Agronomia/Conselho Regional (Confea/Crea).

Nesta oportunidade também foi divulgada a prova do CONEA que será realizada em 21 de novembro de 2018 e sua importância para o ensino agrícola catarinense. Essa avaliação teve sua primeira aplicação em 2000, servindo de base de dados para o aperfeiçoamento das instituições nas competências, habilidades e conhecimentos profissionais em que os alunos tenham obtido baixo desempenho. Outro tema abordado foi a recente publicação do livro “A proposta de Santa Catarina para o Ensino Técnico Agrícola no Brasil”, sendo inclusive realizado a doação de exemplares para a biblioteca do Campus. O livro também está disponível no site do CONEA (http://conea.com.br/noticia/livro-do-conea/).
Após a apresentação, os estudantes tiraram suas dúvidas sobre o exercício profissional. Ao final, houve sorteio de brindes aos estudantes presentes.