Menu principal
 

Publicação de Artigo Científico na Revista Ciência Animal é resultado do TCC de Engenheiro Agrônomo Formado pelo IFC

quarta-feira, 25 de julho de 2018

Confecção das Armadilhas

No último dia 26 de junho o Egresso do IFC Campus Santa Rosa do Sul, que é formado no curso Técnico em Agropecuária e no de Engenharia Agronômica, sendo atualmente mestrando da Universidade Estadual de Maringá – UEM, Tuan Henrique Smielevski de Souza, teve artigo científico de sua autoria aprovado para publicação na revista acadêmica Ciência Animal. Este artigo é fruto do seu Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, intitulado: “Durabilidade de materiais alternativos para a confecção de caixas isca para abelhas africanizadas”.

O trabalho foi desenvolvido no IFC de Santa Rosa do Sul e teve apoio do Grupo de Estudos Apícolas (GEA) do Campus. O objetivo do trabalho foi avaliar a durabilidade de caixas isca de abelha Apis mellifera scutellata Lepeletier confeccionadas com papel kraft e envoltas ou não com filme plástico. Cada caixa isca recebeu quatro lâminas de cera alveoladas fixadas nos quadros, com 0,5 ml de óleo essencial de capim santo (Cymbopogon citratus (DC) Stapf) para atrair as abelhas.

O estudo foi realizado entre os meses de abril e julho de 2016, e foi possível constatar que as caixas iscas envoltas com papel kraft mais filme plástico não apresentaram danos, sendo estas, portanto, alternativas economicamente viáveis para atração de enxames de abelhas africanizadas.

A íntegra do artigo pode ser conferida no link abaixo:

https://docs.google.com/viewerng/viewer?url=https://periodicos.pucpr.br/index.php/cienciaanimal/article/viewFile/e16008/pdf

armadilhas estação experimental

armadilhas área de citrus com enxame