Grupo de Estudos do NAPNE – GENAPNE realiza reunião sobre Educação de Surdos

quinta-feira, 28 de junho de 2018

No dia 26 de Junho ocorreu no Auditório da Agronomia do Campus Santa Rosa do Sul o Segundo Encontro do Grupo de Estudos do NAPNE – GENAPNE organizado pelo NAPNE (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas) do IFC Santa Rosa do Sul.

Esses encontros do GENAPNE acontecerão na quarta terça-feira de cada mês e serão mediados por membros do NAPNE. O primeiro encontro já aconteceu no dia 23 de maio sob a mediação da Profª. Luana Tillmann, com o tema: “Aspectos pedagógicos do processo de ensino-aprendizagem dos estudantes com deficiências visual”. O material de apoio foi o texto: “O que percebemos quando não vemos” (Dra. Joana Belarmino de Sousa).

O segundo encontro teve a temática “Valores essenciais a mudanças e melhorias para a educação de surdos e o uso e divulgação da língua de sinais”, sob mediação da Tradutora Intérprete de Libras Rosana Possamai Dela (Coordenadora do NAPNE). Para contribuir nas discussões foi disponibilizado um material de apoio que foi o texto: “Educação de Surdos e Inclusão: Caminhos e Perspectivas Atuais” (Dra. Emiliana Faria Rosa).

Estiveram presentes alunos e servidores do campus e o debate teórico e pedagógico sobre o tema fluiu entre os participantes, especialmente no que toca a adaptação/adequação de ambientes escolares para a educação inclusiva dos alunos surdos, como também a troca de experiências sobre a inclusão destes alunos em salas de aula do ensino regular em escolas públicas e particulares. Foram citadas também, Instituições de Ensino como o IFSC – Campus Bilíngue de Palhoça/SC e o INES – Instituto Nacional de Educação de Surdos no Rio de Janeiro/RJ, nos quais a educação de surdos é modelo no país.

Outro elemento que também mereceu destaque nas discussões é a ausência de alunos surdos nos cursos do nosso campus e a prática frequente de só buscar soluções quando o problema já está posto em vez de procurar medidas que antecipem e até mesmo sirvam de estímulo para que alunos surdos (e alunos com outras deficiências) procurem nossos cursos para ingressar no IFC.

Fiquem atentos às próximas atividades que serão agendadas e divulgadas em breve através dos e-mails, murais e sítio eletrônico do campus.

*Publicado por CECOM/Campus com colaboração do NAPNE

** Fotos: CECOM/Campus