Aula Inaugural do Curso de Qualificação Profissional em Agricultura Familiar com ênfase em Olericultura

terça-feira, 12 de junho de 2018

No dia 07 de junho, quinta-feira, às 19h, no auditório I do IFC Santa Rosa do Sul, o Prof. Dr. Dimas de Oliveira Estevam ministrou aula aos alunos e interessados no Curso de Qualificação Profissional em Agricultura Familiar com ênfase em Olericultura, o qual integra as atividades da Comissão PROEJA do Campus.

O tema da aula foi sobre agricultura familiar e mercados locais. O professor destacou a importância da organização dos agricultores, das parcerias, do associativismo e cooperativismo na viabilização dos mercados. Enfatizou que não há muito espaço para o empreendedorismo individual em função dos altos custos da produção, tais como marca do produto, certificação, e acesso aos mercados.

Segundo ele, os mercados são construídos pelos sujeitos interessados, portanto, o maior desafio consiste na organização dos agricultores para tal propósito. Citou exemplos de cooperativas e feiras que deram certo e que já são uma referência para outros agricultores, tais como, por exemplo, a Feira de Economia Solidária da UNESC (Universidade do Extremo Sul Catarinense).

*Texto e Fotos: Profa. Suzana Maria Pozzer Da Silveira

**Publicado por CECOM – SRS