Participação do Campus Santa Rosa do Sul no Congresso Brasileiro de Apicultura e Meliponicultura

sexta-feira, 8 de junho de 2018

Entre os dias 16 e 19 de maio Joinville recebeu o maior evento de criação de abelhas já realizado no Brasil, o 22º CONBRAPI – Congresso Brasileiro de Apicultura e 8º Congresso Brasileiro de Meliponicultura. O evento ocorreu na Expoville.

Com mais de 2 mil participantes entre criadores de abelhas, técnicos, estudantes e pesquisadores de todos os estados, além da presença de congressistas de outros nove países. O evento foi organizado pela EPAGRI em parceria com a Confederação Brasileira de Apicultura (CBA) e a Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina (FAASC). O evento também contou com o apoio do Instituto Federal Catarinense – Campus Santa Rosa do Sul.

Junto aos congressos aconteceu também uma Feira do Mel, a Expo-Feira de Materiais e Equipamentos Apícolas, além da apresentação de 316 trabalhos científicos.

O objetivo do evento era promover a produção apícola e seus derivados no Brasil e sensibilizar o público sobre a importância do serviço de polinização prestado pelas abelhas. Nos eventos estiveram presentes pesquisadores renomados e lideranças do setor, que participaram de mesas redondas, palestras e oficinas. Também foram realizados minicursos, com aulas teóricas e práticas em apiários e meliponários da região.

Santa Catarina é um dos campeões de produtividade de mel, graças às tecnologias difundidas pela Epagri e adotadas pelos criadores de abelhas. A safra 2016/2017 foi recorde, quando o Estado colheu 8 mil toneladas do produto. A produção ficou em 25Kg por colmeia, superior à média dos últimos anos, que foi de 20,42kg. No Brasil essa média fica em 10Kg por colmeia. Há cinco anos, a média catarinense era de 13kg por colmeia.

O IFC Campus Santa Rosa do Sul esteve presente ao evento também com 2 servidores, além de 13 alunos dos cursos Técnico Integrado em Agropecuária e Engenharia Agronômica. Além de terem participado das atividades gerais, a delegação do nosso Campus também apresentou 7 trabalhos científicos nos espaços do evento.

A participação do Campus no evento possibilitou a formalização de dois convênios de cooperação técnica, sendo o primeiro com a empresa PRODAPYS, que tem objetivo de estudar a viabilidade da produção de canola (Brassica napus) em áreas de produção de arroz e, o segundo convênio, foi firmado com a FAASC, que tem por finalidade auxiliar os apicultores e meliponicultores da região da AMESC com assistência técnica e estabelecer um meliponário nas dependências do Campus Santa Rosa do Sul.

Nossa instituição parabeniza o Grupo de Estudos Apícolas, pela participação no evento e pelo belo trabalho que vem desenvolvendo no Campus e comunidade.

*Com informações de Cristina Gallo, Assessoria de Comunicação FAASC e baseado no texto publicado em http://www.epagri.sc.gov.br

**Fotos retiradas do grupo de facebook do Grupo de Estudos