Dia Nacional da Reciclagem no IFC – Santa Rosa do Sul: Projeto Gota!

quinta-feira, 7 de junho de 2018

Dia 5 de Junho é o Dia Nacional da Reciclagem, conforme determinado pela Lei nº 12.055/2009 e, no campus de Santa Rosa do Sul teve atividade do Projeto Gota!

O Projeto visa recolher óleo de cozinha utilizado para a produção de sabão e outros produtos de limpeza, bem como arrecadar esponjas usadas para envio para reciclagem.

Os alunos da Escola de Educação Básica Municipal Albino Zanata, de Jacinto Machado, vieram ao campus nos turnos da manhã e da tarde, acompanhados de professoras da escola e dos extensionistas da EPAGRI Aline Hann e Alex Roesler para assistirem às palestras dadas pela servidora do IFC – Santa Rosa do Sul e responsável pela atividade Jaqueline Posser Gallina e pela ativista ambiental Aline Zanotto sobre a importância de reutilizar o óleo de cozinha e as esponjas para que se possa diminuir o impacto ambiental causado pelo descarte inadequado desses materiais. A primeira palestrante destacou, inclusive, o impacto que as esponjas causam nos oceanos e a importância de ampliar e reforçar a rede de coleta de esponjas através das parcerias entre o IFC, escolas municipais, EPAGRI e outras entidades, instituições e empresas que queiram.

A segunda palestra foi sobre hábitos de higiene sustentáveis e a possibilidade de produção caseira de diversos produtos de higiene pessoal que utilizamos comprados, em geral, de grandes indústrias e que geram uma quantidade de lixo enorme e muitas vezes não reciclado, além de utilizarem-se de matérias-primas não biodegradáveis para a fabricação desses produtos e que afetam rios, solo e oceanos.

Outra demonstração prática que foi feita aos alunos de Jacinto Machado foi a fabricação do sabão “de minuto” a partir do óleo reutilizado e sua aplicação para a produção de outros itens assemelhados pelos servidores Antônio Simão e Manoel Matos.

Ao final das palestras e demonstrações foram distribuídos ímãs de geladeira do Projeto Gota e firmado o compromisso com os alunos para que espalhem as ideias debatidas e com a escola para se tornar mais um ponto dessa importante rede de arrecadação de esponjas para reciclagem. Os alunos também foram para um tour pela Agroindústria do campus antes de se despedirem e retornarem.

Abaixo algumas imagens da atividade: