Várias atividades marcaram as comemorações pelos 25 anos do IFC Santa Rosa do Sul

sexta-feira, 6 de abril de 2018

A rotina no IFC Campus Santa Rosa foi alterada nesta quinta-feira, dia 5, pelas comemorações dos 25 anos do campus. Já no início da manhã, o diretor-geral, Deivi de Oliveira Scarpari, recebeu a equipe do Jornal Amorim, da Rádio 102,9, que transmitiu o programa pela rádio e pelo Facebook do jornal diretamente do campus. Além do diretor, foram entrevistados também os coordenadores de departamentos e dos cursos, ex-diretores, egressos, estudantes, representantes do Sinasefe, a reitora Sônia Regina de Souza Fernandes e os diretores de demais campi do IFC. Este foi um momento para ouvintes conhecerem um pouco mais da história da instituição contada por aqueles que fizeram e fazem parte da trajetória da Escola Agrotécnica Federal de Sombrio (EAFS), atual IFC Campus Santa Rosa do Sul.

Durante todo o dia, foram realizados diferentes momentos para comemorar o aniversário do campus. A solenidade oficial reuniu estudantes, servidores e convidados no ginásio, momento que contou com o fechamento da cápsula do tempo, a qual será aberta daqui a 25 anos para relembrar memórias dos atuais estudantes. Comemoração festiva contou ainda com almoço especial, bolo de aniversário, exposição no museu do campus, descerramento da escultura “Horizontes”, alusiva aos 25 anos, executada pelo artesão catarinense Jaderson Machado, instalada em frente ao núcleo da sede administrativa, entre outras atividades.

“Cada um que passou por aqui contribuiu para o crescimento da instituição. Aqui é nossa casa, criamos nestes anos uma família. Essa relação pode ser confirmada inclusive com a presença de estudantes que são filhos de nossos egressos ou mesmo de servidores. Comemorar 25 anos é muito importante e marca a consolidação da instituição na nossa região. Hoje temos um nome forte, e a instituição é muito bem vista pela comunidade. Por isso, temos a tranquilidade de dizer que cumprimos nosso papel social, inserindo profissionais qualificados no mercado de trabalho”, destaca o diretor-geral.

Quem também destacou a qualidade da instituição foi Luiz Carlos Minussi, diretor do campus entre os anos de 1994 e 2003, servidor que ficou por mais tempo nessa função na unidade de Santa Rosa. “Somos uma escola diferente, porque formamos, além dos aspectos técnicos com muita capacidade, também a questão de desenvolvimento pessoal, até porque nós temos alojamento, então os alunos moram aqui, aprendem a se relacionar e a se respeitar. Valores esses muito importantes e que os levam a terem sucesso no mercado de trabalho”, enfatizou Minussi.

“São 25 anos do campus e, também neste ano, comemoraremos 10 anos do IFC. A formação da educação profissional vem desde 1909 com a criação das escolas de aprendizes artífices pelo então presidente Nilo Peçanha. Mas foi em 2008, com a constituição da Rede Federal de Educação Científica e Tecnológica que se criaram os Institutos Federais, com política de expansão e interiorização da educação federal no contexto brasileiro. Comemorações como esta são momentos de destacar nossos alunos, pois eles são nossa razão de ser, sem eles não estaríamos aqui”, contextualizou a reitora do IFC.

Em comemoração aos 25 anos, também foram produzidos, pela equipe da Coordenação-Geral de Comunicação, nove vídeos sobre a trajetória do campus, os quais podem ser acessados nos canais oficiais do IFC nas mídias sociais, pelo YouTube e Facebook.

Confira as fotos do evento dos 25 anos do Campus Santa Rosa do Sul.

Texto: Cecom/Reitoria

Rosiane Magalhães | Jornalista / JP 12.715/MG