Grupo Boi de Mamão e banda Rosas do Sul se apresentam no IFC Campus Santa Rosa do Sul, divulgando a cultura e o folclore de Santa Catarina

segunda-feira, 4 de setembro de 2017

No dia 30 de Agosto, o grupo folclórico Boi de Mamão, formado por alunos do 4º ao 9º ano da Escola de Educação Básica Ana Regis Arantes, da comunidade Peroba, em Santa Rosa do Sul e em conjunto com a banda Rosas do Sul, se apresentaram no anfiteatro do IFC Campus Santa Rosa do Sul, divulgando a cultura da região através da dança, da música e do teatro. O grupo é comandado pela diretora Andréia Pereira Monteiro.

A escola apresentou a dança do boi de mamão, sendo a mais apreciada dança folclórica e a mais antiga de Santa Catarina. A história conta a morte do boi para satisfazer o desejo de uma senhora grávida, que queria comer o coração “daquele” boi. A tristeza do seu esposo em se obrigar a atender seu pedido matando seu boizinho de estimação leva-o a pedir ajuda a um médico curandeiro que ressuscita-o. Durante a cantoria, diversos personagens aparecem, tais como: urso branco, urso preto, macaquinho, cabra o cavalinho com seu cavaleiro, Maricota, o urubu que vem para comer o boi, e o bicho papão (A Bernúncia).

Após a apresentação, o grupo teve a oportunidade de visitar o museu e conhecer todo o campus. Também foi servido almoço para todos os integrantes.