Projeto “Conversando para Entender” promove ações e derruba barreiras

quarta-feira, 26 de julho de 2017

“Pessoas com deficiência são, antes de mais nada, PESSOAS.” (Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência)

Com o objetivo de disseminar a perspectiva da pessoa com deficiência visual, a professora de Atendimento Educacional Especializado, Luana Tillmann, do Instituto Federal Catarinense, campus Santa Rosa do Sul e campus Avançado Sombrio, desenvolveu o projeto “Conversando para Entender”, que já teve entre suas ações conversas com os estudantes do Ensino Médio e acadêmicos da graduação dos dois campi, referente à dicas e sugestões de convivência com uma pessoa com deficiência visual e seu cão-guia. Também como parte do projeto, a participação na visita guiada no campus de Santa Rosa do Sul dos estudantes da APAE do município de Jacinto Machado, em parceria com a coordenadora do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas – NAPNE, Rosana Possamai Dela (tradutora intérprete de Libras), em que os participantes  tiveram a oportunidade de interagir pela primeira vez com um cão-guia e seu usuário.

Dando continuidade à iniciativa foi realizada a mais recente ação do projeto: A produção de um vídeo explicativo sobre a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. A ação foi realizada em parceria com a equipe técnica do campus Avançado Sombrio, Ulysses Tavares Carneiro (Técnico em Assuntos Educacionais) e Vanessa da Silva Rocha (tradutora intérprete de Libras). O vídeo comemora os dois anos de instituição da LBI, no qual as barreiras de comunicação foram quebradas, pois conta com legenda em libras e audiodescrição, recursos que deixam as pessoas com deficiência em igualdade de condições com as pessoas sem deficiência.

Confiram o vídeo abaixo: