Alunos da APAE do município de Jacinto Machado visitam IFC Campus Santa Rosa do Sul

quinta-feira, 6 de julho de 2017

No dia 26 de Junho de 2017, alunos da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) do município de Jacinto Machado, realizaram uma visita ao IFC Campus Santa Rosa do Sul, através da parceria com o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas – NAPNE, com o objetivo de conhecer as instalações do campus e entender a realidade de uma pessoa com deficiência visual, usuária de cão-guia, representada pela professora de Atendimento Educacional Especializado, Luana Tillmann e seu cão-guia, Mambo.

Participaram da visita duas turmas da APAE, associação que tem em seu quadro de alunos diferentes excepcionalidades, como a deficiência intelectual, a deficiência auditiva, a síndrome de Down e a paralisia cerebral. Também participaram servidores do campus e acadêmicos bolsistas de Engenharia Agronômica, os quais receberam os alunos e guiaram a visita.

Os alunos ficaram maravilhados com a estrutura do campus e, para a maioria dos participantes, foi a primeira oportunidade de conhecer uma pessoa com deficiência visual e entender, através das explicações dadas pela professora Luana Tillman, a relação do deficiente visual com o seu cão-guia. Os participantes também tiveram a oportunidade de interagir com Mambo no momento em que este não estava trabalhando. Em dado momento o cão até deu um jeitinho particular de receber carinho de um dos alunos que possui paralisia cerebral (com comprometimento na mobilidade dos membros superiores), causando comoção entre presentes.

*CECOM / Santa Rosa do Sul