IFC Santa Rosa do Sul realiza o “Intervalo Cultural”: Arte e Cultura como instrumento de aprendizagem e transformação

sexta-feira, 9 de junho de 2017

“….O objeto artístico traz em si, habilmente organizados, os meios de despertar em nós, em nossas emoções e razão, reações culturalmente ricas, que aguçam os instrumentos dos quais nos servimos para apreender o mundo que nos rodeia.” (COLI, p.109, 1995) “

A arte liberta, mobiliza e transforma. No contexto da educação revela-se um poderoso meio de aprendizagem e transformação do indivíduo, trazendo consigo a oportunidade de contato com diversas culturas e expressões artísticas, de forma sedutora e prazerosa. É neste contexto que se insere o projeto “Intervalo Cultural”, realizado pelo IFC Campus Santa Rosa do Sul. Uma oportunidade semanal para os alunos se expressarem e se desenvolverem através da cultura e da arte, nas suas mais variadas formas, como a música, o teatro, a dança e a poesia.

A música marcou o primeiro espetáculo do ano, no dia 07 de junho no anfiteatro do campus e teve como protagonistas os alunos do Técnico em Agropecuária: Vitor Hiago da Luz Arminda (3ºC), Luiz Gustavo de Souza Velho (3ºC), Ivan Farias (1ºD), Mario Augusto de Oliveira Zarochinski (1ºB) e Elian Albuquerque Tomas (1ºC), e o aluno do curso superior em Agronomia Lucas Rampanelli de Jesus. O grupo tocou músicas sertanejas e canções tradicionais gaúchas como “Milonga abaixo de mau tempo” (autores: Luiz Marenco e José Claudio Machado) e “Tordilho Negro” (autores: Os Serranos). Houve grande entusiasmo por parte da plateia que, durante algumas músicas, cantou junto com o grupo.

O Projeto acontece toda quarta-feira no Campus Santa Rosa do Sul entre 12h e as 13h e é aberto aos alunos dos cursos técnicos em Agropecuária Integrado e Subsequente ao Ensino Médio e também de Engenharia Agronômica do IFC Campus Santa Rosa do Sul, público do “Projeto Visitas Orientadas” e comunidade externa. Têm como coordenador o Servidor Técnico em Audiovisual Octavio Henrique Ferreira Campanha e colaboradores os servidores Cíntia Luzana da Rosa, Lidiane Silva Braga, Cláudio Luiz Melo da Luz e Israel Vasconcelos Cardoso.

*CECOM / Santa Rosa do Sul

**Texto e Imagens: Octavio Campanha