Servidora do Campus Santa Rosa do Sul realiza encontro para promover um novo olhar sobre a deficiência visual

segunda-feira, 5 de junho de 2017

No dia 31 de Maio de 2017, a servidora Luana Tillman, docente em Atendimento Educacional Especializado lotada no Campus Santa Rosa do Sul, iniciou o projeto “Conversando para Entender”: Uma série de conversas com alunos e servidores com o objetivo de melhorar o convívio com as pessoas com deficiência visual, a partir de orientações sobre situações práticas do dia dia, e desmistificar a ideia da deficiência como um limitador de uma vida plena.

A professora Luana Tillman, que possui deficiência visual, deu uma série de dicas e orientações sobre como lidar com a deficiência, dentre elas, sempre dirigir a fala diretamente à pessoa, agir com naturalidade e evitar fazer perguntas muito íntimas no primeiro contato. Também destacou a importância de não subestimar as possibilidades e também não superestimar as dificuldades. Para a servidora, a deficiência, seja ela qual for, faz parte da diversidade humana e só através do dialogo e do respeito que as barreiras da desinformação e do preconceito poderão ser quebradas.

A servidora também aproveitou para sanar dúvidas e curiosidades a respeito de seu cão guia, Mambo, que acompanha a dona há cerca de dois anos. Para ela, a relação dos dois é de profissionalismo mas também de cumplicidade, em que nada seria possível se não houvesse um intenso amor de um pelo outro.

Luana diz esperar que os alunos e servidores, adquiram com o encontro um novo olhar sobre a deficiência e a diversidade e que mais oportunidades assim possam acontecer. Ao final, a professora Luana liberou o seu cão-guia Mambo, para interagir com todos os presentes.

*CECOM / Santa Rosa do Sul